quinta-feira, setembro 23, 2010

Resident Evil 4

     
    Resident Evil 4 marca uma mudança de rumos na série. Totalmente diferente dos games anteriores, este jogo representou uma verdadeira revolução nos games de ação, pavimentando o caminho para todas as sequências de Resident Evil. Criticado por uns e considerado o melhor por outros, RE4 causou controvérsia, mas, mesmo assim, acabou sendo considerado um dos melhores games de Gamecube e Playstation 2 na época que foram lançados. Com uma história completamente nova e, ainda assim, mais ligada aos acontecimentos de 1998 do que se imagina no início, Resident Evil 4 é ao mesmo tempo um ponto final e um ponto de partida, um divisor de águas na cronologia da franquia.
    Leon S. Kennedy era apenas um policial novato quando presenciou o tenebroso evento que aconteceu em 1998, na cidade de Raccoon City. Muito tempo se passou e Leon finalmente conseguiu deixar para trás as imagens daquele dia. Seis anos depois, ele é um agente do serviço secreto norte-americano, responsável pela proteção da família presidencial.

     Ashley Graham, a filha do presidente, é seqüestrada na saída de sua universidade por uma organização desconhecida. A única pista é que ela teria sido vista em uma remota ilha do continente europeu. Agora, cabe a Leon resgatá-la. Mal sabia ele que isso significava uma nova imersão em um pesadelo que ele acreditava ter acabado.

      O jogo da Capcom teve versões diferentes, entre elas: PC, Playstation2, Game Cube, Wii e as versões para o iPhone / iPod Touch / iPad, e uma outra versão para o console brasileiro Zeebo.

Resident Evil 4 (PS2)
     Lançada quase dois anos depois da versão para Gamecube, a versão para Playstation 2 apresentou uma leve queda nos gráficos, principalmente nos detalhes dos cenários e inimigos. As cenas em tempo real da versão para o console da Nintendo (Wii) foram convertidos em arquivos comuns de vídeo, com o objetivo de manter uma boa qualidade das imagens. Ainda assim, a versão é considerada muito próxima ao original.

Para compensar as perdas gráficas, a Capcom (empresa produtora do jogo) incluiu uma série de exclusividades desta versão, sendo a mais gritante delas o modo “Separate Ways” (“Another Order” na versão japonesa), que mostra os passos de Ada Wong ao mesmo tempo em que Leon executa sua missão de resgate. Duas novas armas são exclusivas deste modo, uma shotgun e um lançador de flechas explosivas.

   Ao final de cada capítulo, informações extras eram disponibilizadas em textos, que aprofundam ainda mais a relação da espiã com Luis Sera e com a trama central.
   Uma nova roupa para Leon e Ashley também foi incluída nesta versão, além de uma nova arma, a P.R.L. 412 (Plagas Removal Laser), que destrói os inimigos com apenas um tiro. Os jogadores ainda podiam acessar diretamente as cenas do jogo através do “Movie Browser”.

Resident Evil 4 (Wii)
    O grande atrativo desta versão é controle através da combinação wiimote + nunchuk do console da Nintendo. A mira laser das armas foi retirada, e os jogadores utilizam agora o controle do Wii apontado para a tela, orientando-se por um mira. A faca também é ativada ao balançar o joystick, assim como os botões de ação que devem ser ativados durante as animações. A versão apresenta os gráficos da versão PS2, com todos os modos e características extras.



Resident Evil 4 (PC)

     Essa versão foi lançada em parceria com a Ubisoft. A versão para computadores de Resident Evil 4 recebeu muitas críticas negativas antes mesmo de seu lançamento, a maioria delas relacionadas à baixa qualidade gráfica do port, que não inclua efeitos de iluminação e trazia uma taxa de definição de inimigos e cenários quase nula. As críticas se intensificaram quando a empresa anunciou que o game não traria suporte ao mouse, opção que parecia óbvia para se controlar a mira e a movimentação de Leon. Devido a tudo isso, o jogo, que trazia as mesmas características da versão PS2. Teve um lançamento obscuro nos EUA e Europa, e nem mesmo chegou a ser lançado no Japão. Os problemas gráficos e de controle foram corrigidos posteriormente pelos patches e correções não oficiais criados por fãs e disponibilizados na internet.
Resident Evil 4 Mobile Edition (iPhone / iPod Touch / iPad)

     O jogo também ganhou uma versão para o iPhone ou iPod Touch, com controles que utilizam a tela sensível ao toque dos dispositivos (Touch Screen). O jogo se divide em 12 capítulos que retratam diversos episódios do game, incluindo batalhas contra chefes. As fases são ligadas uma à outra por meio de cutscenes, imagens estáticas de vídeos do jogo com textos que contam a história. RE4 Touch Edition inclui também um modo Mercenaries e um sistema de compra e upgrade de armas. Uma nova edição para os dispositivos portáteis, entitulada "Resident Evil 4 Mobile For Beginners", foi lançada em fevereiro de 2010. Mais barato que o original, conta apenas com os dois primeiros capítulos, e os outros devem ser comprados separadamente. A versão também possibilita escolher entre quatro níveis de dificuldade e traz o modo Mercenaries habilitado desde o início. Mais tarde, em Abril de 2010, RE4 também chegou ao iPad.








Personagens
                Como protagonista, temos um personagem chamado Leon S. Kennedy, muito conhecido pela maioria dos fãs da saga de Resident Evil. Tem aparições também no Resident Evil 2, Resident Evil The Dark Side Chronicles, Resident Evil Gaiden, e é claro, o Resident Evil 4.
                 Existe também, uma variedade de outros personagens no jogo, como o antagonista principal: Osmund Saddler (Lord Saddler). Ele é o líder do culto religioso "Los Iluminados".
                 Dois personagens nesse jogo são velhos conhecidos de Leon, como a Ada Wong e Jack Krauser. Ainda há a presença de Albert Wesker, um dos maiores vilões da saga de Resident Evil.
                 O objetivo do jogador é resgatar a filha do presidente, Ashley Graham (aparece unicamente neste jogo, assim como o Lord Saddler e outros personagens). Há muitos outros personagens do jogo, para mais informações sobre eles, clique aqui (você será direcionado a página onde há as informações sobre os personagens).

Inimigos
                 Não poderiamos deixar de falar dos inimigos. Os inimigos mais comuns no jogo são os Ganados, que são os habitantes do vilarejo de El Pueblo, equivalem aos zumbis dos jogos anteriores, mas se assemelham mais à forma humana. São mais agressivos e podem atacar com certas ferramentas, como tochas e foices. Em determinado ponto do jogo, mostram-se mais equipados, como soldados, com armas mais potentes e maior resistência (assim como um inimigo chamado J.J., ganado-soldado com um diferencial: munido de uma enorme metralhadora giratória, consegue causar muito dano com um alto alcance, assim, o melhor é evitar que ele a use!). Qualquer arma é eficiente contra eles (menos o J.J., na qual se recomenda a Shotgun ou a Magnum, já com vários upgrades), mas recomenda-se a Handgun contra os ganados comuns para poupar munição dos equipamentos mais fortes ou a Shotgun quando estão em um grande grupo. Outro diferencial é o Dr. Salvador, que também é um Ganado, porém sua poderosa arma (uma mera serra elétrica) o torna especial em relação aos demais. Ele é muito mais resistente e possui uma moto-serra que decapita Leon em um único golpe, aparecendo diversas vezes ao longo do jogo. Deve-se evitar sua aproximação o máximo possível e para isso é recomendado o uso da Shotgun e granadas de luz para sua distração.
                        Cada inimigo do jogo tem sua dificuldade e sua forma e estratégia de acabar com eles. Por isso, é importante também economizar munições. Quando os ganados estiverem no caidos no chão por exemplo, utilize a "knife" (faca) para atacá-los.
                         Aqui temos uma página importante e bem detalhada sobre cada um dos inimigos de Resident Evil, para não tirar a "experiência Resident Evil" é recomendável que você a acesse apenas para consultas caso não esteja conseguindo enfretar certos inimigos do jogo.

Eu quero!
              Bem, se você se interessou pelo jogo pode jogá-lo, contanto que possua um console Playstation 2, Nitendo Wii, PC (Microsoft Windows), Zeebo, iPad, iPhone ou iPod Touch. O ínicio do jogo é bastante interessante, isso inclui também o final.

Fontes: REVIL [Resident Evil] (em português) 
            Wikipédia

Nenhum comentário: